Make your own free website on Tripod.com

Os Invisuais

Capacidade do Olho Humano

Os invisuais
O Olho Humano
Causas e Consequências
Doenças e anomalias
Conselhos
Capacidade do Olho Humano
William Dobelle e Louis Braille
Glossário

Nesta página estão presentes algumas capacidades e curiosidades do olho humano:

Capacidade do olho Humano

 

Embora nós possamos contar com os nossos olhos para nos revelar o mundo, estes não são capazes de revelar tudo.  Nós podemos ver apenas objectos que emitam ou sejam iluminados por ondas de luz no nosso alcance de percepção.

O olho humano vê radiações luminosas entre 4 mil e 8 mil angstrons, unidade de comprimento de onda. O Homem e o macaco são os únicos mamíferos capazes de ver cores.

Importância das lágrimas
 

As lágrimas não são compostas apenas de água. Numa gota pode haver mais de 60 combinações proteicas, além de minerais e substâncias bactericidas, que protegem o olho de infecções. Quando piscamos, as lágrimas banham os olhos, conservando a córnea húmida. O fluído é drenado pelo canto interno do olho para um saco lacrimal e daí para o nariz.

apr_lag.jpg

Movimentos oculares

Os movimentos de cada globo ocular são controlados por seis músculos, que vêm do fundo da órbita ocular e que se ligam à superfície externa do globo. Com a contracção e o relaxamento deles, você pode seguir um objecto que se desloca e explorar um campo de visão. Cada movimento exige um trabalho coordenado dos seis músculos, embora em cada caso haja "motores primários" que cumprem um papel mais importante.

 

Subjectividade das cores:
 

Todas as cores são interpretações que o cérebro faz dos sinais luminosos. Por isso, nunca se saberá ao certo se duas pessoas vêem uma cor exactamente da mesma maneira. Às vezes, a percepção de uma cor pode ser afectada pelo efeito de contraste.

 
 
 
 

angelika_vaca_cores.jpg

8ºB, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Madeira, 2007