Make your own free website on Tripod.com

Os Invisuais

Conselhos

Os invisuais
O Olho Humano
Causas e Consequências
Doenças e anomalias
Conselhos
Capacidade do Olho Humano
William Dobelle e Louis Braille
Glossário

Mostramos aqui alguns conselhos a seguir e ainda alguns esclarecimentos sobre o assunto. Ainda nesta página poderá ver alguns sinais de alerta que deve ter em conta a qualquer momento: 

180pxblue_eye.jpg

Cuidar bem da visão:

 

O olho humano, como sabemos, é insubstituível. Eis aqui alguns conselhos que podem conservar melhor a sua visão:

·         Em actividades que soltem faíscas ou utilizem luz forte, use óculos de protecção;

·         Tome cuidado ao manusear objectos pontiagudos;

·         Caso algum produto químico entre em contacto com os olhos, lave imediatamente com água pura em abundância por cerca de meia hora;

·         Não use colírios sem prescrição médica. A maioria dos descongestionantes  - que deixam o olho ligeiramente branco - contém substâncias que contraem os vasos e, ao passar do tempo, causam dependência e os olhos ficam dilatados, irritados e vermelhos;

·          Faça um check-up oftalmológico uma vez por ano.

 

 

 

 

Esclarecimentos sobre o assunto:

 Quem lê demais fica com vista cansada?

Ler nunca fez mal a ninguém. A vista cansada (presbiopia), é resultado do processo natural de envelhecimento. O cristalino vai perdendo a capacidade de foco, com o tempo.

 

Ler dentro de veículos em movimento causa um deslocamento da retina?

Ler em movimento pode causar tontura ou náusea, mas não afecta a retina. O deslocamento da retina é provocado por uma situação traumática, como levar com uma bola na cara, por exemplo. As pessoas que têm um elevado grau de miopia estão mais sujeitas a sofrer deste problema. Nestes casos, o globo ocular aumenta muito de tamanho e a retina, que não é muito elástica, não consegue acompanhar este crescimento e rompe-se. Isto pode levar a uma intervenção cirúrgica.

 

Quem precisa de óculos e não os usa, piora a sua própria visão?

 As pessoas usam lentes e óculos por uma questão de conforto visual, mas estes recursos não curam esta deficiência. Forçar a vista por não ter óculos, pode levar a dores de cabeça ou tonturas, mas isto não quer dizer que a visão esteja a ser danificada. O grau de deficiência visual não vai aumentar por causa disso.

 

Vitamina A faz bem à vista?

A carência de vitamina A, pode causar um distúrbio chamado de cegueira nocturna que é a dificuldade de distinguir imagens em locais de pouca luminosidade. Mas este panorama de carência, só surge em desnutrições graves. Uma pessoa que tenha uma alimentação normal, que coma frutas e verduras, já tem a quantidade de vitamina A necessária. Tomar doses extra de vitamina A pode até ser perigoso, pois quando consumida em excesso, tem efeitos tóxicos, podendo provocar a queda de cabelo, náusea, escamação da pele e até a turvação da visão.

 

Quem usa óculos não pode doar a córnea?

Miopia, Hipermetropia ou até astigmatismo (que ocorre devido a um defeito na curvatura da córnea) não são contra-indicação para a doação. Durante o transplante, o cirurgião pode fazer as correcções necessárias.

 

 

Filhos de pais míopes ou hipermétropes também terão de usar óculos?

As deficiências visuais podem fazer parte da herança genética de uma pessoa. Mas isto não quer dizer que a característica será passada directamente de pai para filho. Uma criança cujos pais tenham miopia, hipermetropia, astigmatismo ou estrabismo pode perfeitamente nascer com os olhos normalíssimos.

 

Se o meu filho brincar com uma criança que é cega, pode também ele ficar cego?

A cegueira não é contagiosa, a criança cega brinca, salta, gosta de jogar futebol, tomar banho numa piscina, usar o computador e de fazer tudo o que uma criança vidente (criança não cega) gosta de fazer. Por isso, pode perfeitamente deixar o seu filho ou filha brincar ou até fazer amizade com uma criança cega, pois esta é um óptimo exemplo de uma pessoa que consegue superar barreiras.

 

Já que uma pessoa cega não vê, consegue esta sonhar?

O deficiente visual é uma pessoa com todas as condições e suporte para a vida normal, apenas sem uso da visão. O seu funcionamento cerebral desde que não tenha outro problema, é normal. Os sonhos ocorrem naturalmente e segundo relatos muitos têm a sensação de conseguir ver durante o sonho.

 

Uma pessoa cega tem acesso aos jornais escritos de circulação diária?

Obviamente que sim. Hoje em dia os progressos tecnológicos permitem oferecer o bem estar a todas as pessoas. Aqui, em Portugal, um bom exemplo, é o caso da revista Visão que tem uma edição em Braille, mas como esta, com certeza que outros órgãos de comunicação social pretendem chegar a esse ponto, e talvez, no futuro, possa existir um jornal diário publicado não em letras, não em imagens mas em Braille.

olhos20azuis.jpg

Sinais de alerta:
 

Muitas vezes, a família não está suficientemente, informada sobre os problemas visuais que são fáceis de passar despercebidos antes da idade escolar, pelo facto da criança não se saber queixar ou não se dedicar a tarefas que exijam a aplicação sistemática da visão.

No entanto, existem certos sinais que devem ser adequadamente interpretados:

·         Ter, normalmente, os olhos vermelhos, inflamados ou lacrimejantes;

·         Ter as pálpebras inchadas ou com pus nas pestanas;

·         Aparentar estrabismo.

 

E também, há que ter em conta certos comportamentos, tais como:

·         Esfregar os olhos frequentemente;

·         Fechar ou tapar os olhos

 

8ºB, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Madeira, 2007